Total de visualizações de página

Postagens populares

Follow by Email

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Festa da cidadania: Câmara Municipal realiza o Parlamento Jovem

A Câmara Municipal de São Paulo realizou na última sexta-feira, dia 9, a 11ª edição do Parlamento Jovem Municipal, criado pela Resolução nº 10/2001, de autoria do então vereador Doutor Farhat, e regulamentado pelos Atos nº 761/2002 e 823/2003.
O Parlamento Jovem do Município de São Paulo tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.
O objetivo do Parlamento Jovem é trazer aos jovens do município o exercício da cidadania, o despertar para a democracia por meio da prática, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.
Essa festa cívica foi realizada no Plenário 1.º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, no Palácio Anchieta.
O dia foi todo especial, pois os Vereadores e Vereadoras cederam seus lugares para os jovens estudantes do nosso município. Esses “Vereadores e Vereadoras Jovens” desenvolveram seus trabalhos apresentando seus projetos e expondo suas ideias. Foram realizados debates e votação das propostas apresentadas.
A Câmara faz o convite à todas as escolas e as interessadas enviam os projetos apresentados pelos alunos. Os Vereadores, divididos em suas comissões, escolhem os melhores projetos e convidam os alunos autores a participarem do dia especial na Câmara.
Todos os estudantes do 6º a 9º ano das escolas públicas e particulares do Município podem se candidatar a uma das 55 cadeiras do Parlamento Jovem. São 55 cadeiras porque esse é o número de vereadores que compõem a Câmara Municipal de São Paulo, que possui o número máximo permitido de parlamentares municipais, estabelecido pela nossa Constituição Federal, em função do número de habitantes da Capital.
Os alunos eleitos vereadores jovens do Parlamento Jovem Municipal em 2012 dividiram-se nos seguintes partidos:

Partido da Assistência Social – 1
Partido da Cultura – 5
Partido da Educação – 9
Partido do Emprego – 3
Partido de Esportes, Lazer e Recreação – 2
Partido da Habitação – 1
Partido da Natureza – 17
Partido do Planejamento Urbano – 3
Partido da Saúde – 6
Partido do Trânsito e Transporte - 8

SESSÃO SOLENE

A sessão teve início às 13h e terminou às 17h. A 11º edição do Parlamento Jovem teria em seu encerramento a presença e discurso do Vereador recém eleito Ricardo Nunes, do PMDB.
Porém, com problemas em sua agenda, o Vereador não compareceu para encerrar os trabalhos do dia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário